COMPARTILHE

quinta-feira, 12 de março de 2009

plano de aula de educação física na educação infantil

Plano de aula

Rotina: chamada e calendário.

Educação física.

Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção.

Objetivos:
· Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
· Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento;
· Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.

Atividades:

Bola do túnel: divididas em igual número, os alunos formam duas colunas. Manter-se-ão com tronco flexionado para frente e com as pernas ligeiramente afastadas. Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola.
Dado o sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro imediato ou fazendo-a rolar. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo. Em chegando ao último jogador, este segura-a, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente da coluna. Assim sucessivamente.

Bola em posição: dispõem-se as crianças em círculo.
Dado o sinal de início, o professor no centro do círculo atira a bola ao alto, chamando o nome de um aluno presente no círculo. O aluno deverá agarrar a bola antes de cair no chão ou não. Este após pegar a bola terá que executar o mesmo que o professor fez, chamando um colega.

Lá vai a bola: os alunos a linha de partida com as mãos sobre o joelho. O professor coloca-se por trás dos alunos com uma bola. Inopidamente lança-a, rasteira, na frente da turma. O primeiro aluno que alcançá-la será o novo lançador e dará continuidade ao jogo.

Abrir a porta: os jogadores de mãos dadas formam um círculo, exceto um que ficará fora.
Dado o sinal, o jogador que está fora do círculo correrá e gritará: janelinha, janelinha, portinha campainha. Nesse momento ele bate nas costa de um dos colegas, este terá que sair e tentar pegá-lo enquanto ele tenta pegar o lugar deixado pelo colega.

O osso do cachorro: os alunos em círculo em silencio, menos um que ficará afastado escondido.
O professor escolherá um aluno para ser o cachorro, quando o aluno afastado retornar ele pegará um objeto dado pelo professor simbolizando um osso e passará mostrando um a um. Ao chegar ao aluno escolhido (cachorro) este terá que imitar um latido de cão bem alto, fazendo o colega se assustar. Logo o aluno toma o lugar e a brincadeira continua até todos participarem.

Brinquedo livre: liberar os alunos para brincar livremente no pátio.

7 comentários:

A essência do saber transcorre em nossas almas! on 20 de novembro de 2009 13:33 disse...

Gostei muito do blog,parabens!!!

elis on 8 de fevereiro de 2010 15:47 disse...

Adorei as atividades e o seu Blogger super criativo, alegre, organizado, resumindo PERFEITO.
O meu filho de 03 e 11 meses adora, ele dança o tempo todo ouvindo as músicas.
Elisângela- MAgé/RJ

Anônimo disse...

Ótimo teu plano de aula. Gostartia de saber quem é o autor da mensagem prometo...envia u,a cópia para mim? edsonricardom@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ameiiiiii as atividades, gostaria muito de poder contar com sua ajuda. Eu estou me formando pra Profª de Ed. Física e estou com muita dificuldade pra trabalhar com Ed. Infantil. Poderia me ajudar postando mais atividades como estas e outras.Desde já mto obrigada.
Atenciosamente!!
Alessandra

MARIA SILVA disse...

AMEI, A SUGESTÃO DO PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA/NA ED.INFANTIL,GOSTARIA DE MAIS... ESTOU NA SUPERVISÃO DE UMA ESCOLA INFANTIL, E PRECISO MUITOOOOOOOO. XEIRO E MUITO OBRIGADA.

Joao on 26 de abril de 2011 05:52 disse...

Parabens pelo Blog...
Add pra trocarmos figurinha:
jcspock@hotmail.com
bjao

Anônimo disse...

adorei

Postar um comentário

COMPARTILHAR

Postagens antigas

Ocorreu um erro neste gadget

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template