terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quinta-feira, 20 de agosto de 2009.
Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.
Rodinha: contar uma historinha representando a Lenda Boitatá e após questionar os alunos.

Fogo na mata.

Era uma vez um grupo de pessoas que foram acampar na mata. La eles começaram arrancar as árvores que estavam no caminho e colocavam fogo nelas, e caçavam os animais da mata.
Eles arrancavam as árvores e deixavam ali sem serventia e os animais ficavam jogados no chão, pois eles queriam mesmo era matá-los.
Só que eles não sabiam que ali naquela mata vivia uma serpente gigante com os olhos vermelhos e que soltava fogo pela boca.
Esta serpente era chamada de Boitatá, e não gostava de pessoas que faziam maldades colocando fogo na mata.
Quando estas pessoas estavam colocando fogo e matando os animais, apareceu um clarão que eles se assustaram, quando olharam para traz era a serpente Boitatá que estava furiosa. As pessoas começaram a correr desesperadamente dizendo que nunca mais iriam entrar naquela mata. Mas a serpente continuava correndo atrás jogando fogo pela boca.
Desde aquele dia nunca mais eles apareceram na mata.
ALINE PIRES COUTO.



Questionamentos:
• O que as pessoas foram fazer na mata?
• O que elas faziam de errado na mata?
• Quem morava na mata?
• Como era a serpente?
• Como a serpente defendia a mata?
• O que aconteceu na mata?
• Como foi a reação das pessoas quando viram a serpente?

Atividade 1: Confeccionando um Boitatá.
Material: cones de papel higiênico, tinta têmpera, cordão e papel cartas, papel celofane.
Os alunos terão que pintar os cones com tinta guache, fazer uma cabeça para a serpente. Após terão que montar a serpente colocando os cones no cordão.


Atividade 3: pintar e recortar.
Pintar e recortar a serpente, após recontar a historinha e fixá-la no teto da sala.


Atividade 4: música.
A cobra
A cobra não tem pé
A cobra não tem mão
Como é que a cobra sobe
Num pezinho de limão.
Vai escorregando, vai, vai,vai... (2x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.