segunda-feira, 29 de março de 2010

AULA 10, 11, 12 E 13 PROJETO ADAPTAÇÃO

Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: música nova – BOA TARDE COMO VAI VOCÊ.

“Boa tarde como vai você,
Meu amigo como é bom te ver
Palma, palma, mão com a mão
Agora um abraço de coração.”

Atividade 1: pintura, recorte e colagem.
Trabalhar limites, coordenação e atenção, através do desenho.




Brinquedo na sala
Janta / higiene
Jogos: jogos de encaixe, alinhavo, quebra-cabeça.

AULA 11
Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: roda cantada.

Atividade 1: Colorir, colar e somar.



Brinquedo na sala
Janta / higiene
Dia das brincadeiras dirigida.

Atividades com cordas:
Materiais: cordas.

• Olha a cobra
Formação: os alunos em colunas.
O professor estica a corda no chão e explica aos alunos que ela será a cobra. Os alunos terão que passar por cima da corda sem a encostar.

• Passa passará
Formação: os alunos em colunas.
Com a corda esticada na altura (mais ou menos de 1 metro), os alunos terão que passar por baixo da corda. Cada vez que todos passarem o professor irá baixando a mesma.

• Cabo de guerra
Formação: duas equipes.
Cada equipe agarra em uma das pontas da corda. Ao sinal do professor eles terão que começar a puxar a corda para seu lado. Vence a equipe que conseguir puxar a outra equipe para seu lado.

Atividades com bolas:
Materiais: bolas.

• Na cesta
Formação: uma coluna.
O professor irá chamar um aluno por vez, onde este terá que agarrar a bola arremessada pelo professor e tentar acertar na cesta de basquete.

• Quicando
Formação: círculo.
Em círculo o professor irá arremessar a bola para um dos alunos, onde este terá que quicar a bola uma vez e após jogar para o colega. Este terá que fazer o mesmo.

• Caçador
Formação: um aluno em cada ponta e o restante no centro.
Os alunos da ponta terão que arremessar a bola tentando acertar em um dos colegas do centro. O aluno atingido terá que se posicionar atrás de quem o acertou.


Pátio: atividade livre.

AULA 12

Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: roda cantada.

Atividades com músicas:

  • Dança da bolinha.

Materiais: som, bolinhas de plástico.

Formação: dúplas.

Ao som da música as dúplas terão que dançar com as bolinhas entre suas testas sem deixá-las cair no chão. A dupla que deixar cair à bolinha terá que sentar-se.

  • Dança da vassoura.

Materiais: som e vassoura.

Formação: em dúplas e um dos alunos para segurar a vassoura.

As dúplas terão que dançar e enquanto isso um dos alunos que estiver com a vassoura terá que escolher alguém para possuir-se da mesma e tomar seu lugar continuando a dança. Assim sucessivamente.

  • Dança livre.

Janta / higiene

AULA 13

Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: conversa informal sobre o Dia Mundial da Água.

Falar sobre a importância da água, para a vida em nosso planeta, preservação, poluição, etc.

Texto informativo:

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

O dia mundial da água precisa ser mais lembrado e celebrado. É muito importante preservar e não poluir nossos rios e mares. Nossos rios garantem a nossa água de todo os dias e nossos mares preservam a vida no planeta! Você sabia que apesar da água ocupar 70% da superfície da Terra, apenas 0,01% pode ser consumido? Por isto é muito importante economizar! O lixo acumulado nos mares prejudica os animais marinhos e corais. E às vezes, demora milhares de anos para se decompor.

Atividade 1: passeio até o mar.

Fazer um passeio até o mar, onde os alunos terão que observar a água – cor, cheiro e sabor; ambiente (limpeza). Relatar sobre os animais que vivem na água do mar.

Limpando a praia:

Levar sacos de lixo, onde os alunos terão que juntar os lixos que tiver na praia.

Janta / higiene.



Atividades 3

1. Transportando Água
Material: Apenas com as mãos
Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas.

3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Materiais: vasilha, jarra, copos, colheres.
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.
Podem usar colheres para encher um copo.

4. Quem Enche Primeiro?
Materiais: vasilha, jarras, canequinhas.
Divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente usando a canequinha. Vence quem encher primeiro.

Hora do conto: O CICLO DA ÀGUA
Materiais: fantoches dos personagens.

DESENVOLVIMENTO

1ª fantoche — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora: Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!
2 ª fantoche – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água, tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam. Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª fantoche– (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.
Ao redor da água, começam a cantar: melodia O CRAVO E A ROSA.



A Água é minha amiga
Com ela posso contar
Pra lavar e tomar banho
E minha sede matar
Vamos todos protegê-la
E a natureza preservar
Resgatar suas nascentes
Para ela não faltar
Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar
Conscientizar a humanidade
Para não desperdiçar.
Personagens:

Dramatização: recontação da historinha.
Dividir os alunos em grupos de três componentes, onde eles terão que recontar a historinha usando os fantoches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.