segunda-feira, 29 de março de 2010

AULA 4 PROJETO ADAPTAÇÃO

Rodinha: conversa informal sobre a rotina diária que será realizada todos os dias.

CHAMADA VIVA- todo o dia será feita a chamada viva.
Materiais: painel de pregas, e fichas em EVA ilustrada.
Cada aluno escolherá uma ficha conforme sua cor de cabelos, pele, sexo, etc. o professor irá colar o nome do aluno na ficha.

Todos os dias serão feita a chamada que acontecerá da seguinte forma:
• As fichas dos alunos ficarão expostas na classe do professor;
• Cada aluno que for chamado terá que se dirigir a classe do professor e procurar sua ficha com seu nome e colocá-la no cartaz de pregas;
• Após a chamada o professor se dirige ao cartaz de pregas e junto com os alunos fará a contagem total de alunos, e quantas meninas e meninos estão na sala.



APRESENTAÇÃO DA ROTINA DIÁRIA: conversar, questionar e explicar sobre a rotina diária.

Fichas ilustradas com a rotina diária
Materiais: desenhos que representam a rotina da turma, muc, papel cartaz.
• Distribuir os desenhos aos alunos onde eles terão que colorir e recortar.
• Debater com os alunos sobre a ilustração, o que significa que tipo de rotina representará cada desenho.
• Colar os desenhos nos cartazinhos e fixá-los na parede da sala em ordem.


ENTRADA / RODINHA: momento de aguardar a chegada dos alunos e após efetuar a chamada viva.

LANCHE / HIGIENE: horário do lanche dos alunos e higiene.

ATIVIDADE: momento de realizar as atividades – formação pessoal e social, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática.

BRINQUEDO NA SALA: momento do aluno usar a imaginação e sua fantasia brincando livremente.


JANTA / HIGIENE: hora de o aluno fazer sua ultima refeição na escola e higiene (escovação dos dentes).


PÁTIO – BRINQUEDO LIVRE OU DIRIGIDO: momento da brincadeira livre na pracinha e dirigida onde serão trabalhados os movimentos corporais (psicomotricidade) do aluno.

JOGOS / HORA DO CONTO / MÚSICA: momento onde o aluno vai trabalhar o raciocínio lógico, cognitivo, estímulos visuais, seriação, sequencia, formas e etc, através do JOGO; momento onde é trabalhada a imaginação e a fantasia na HORA DO CONTO; momento onde serão trabalhados rítmo, dança, expressão corporal, através da MÚSICA

SAÍDA: momento da despedida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.