segunda-feira, 19 de abril de 2010

2ª AULA DO PROJETO ÍNDIOS / 2010

Rotina: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: conversa informal e questionamento sobre os índios e suas alimentações:

Hora do conto: A SOPA DOS DEZ INDIOZINHOS.








Obs: deixar exposto o barquinho com os indiozinhos na sala junto com a maquete.

Atividade 1: 10 indiozinhos.
encontrei na web.

Materiais: 10 palitos (pás de sorvete), hidrocor, sacos de papel (material por criança).

Como fazer: Contar a história e preparar os 10 indiozinhos. Cada criança pega 10 palitos, conta e numera. Do outro lado com auxílio do professor, desenha um rosto em cada palito. O saco de papel será a “oca”, desenha a oca na frente do saco. Deixar o saco aberto na hora da brincadeira. Ao cantar cada estrofe, a criança guarda um indiozinho dentro da oca, ao contar deve apontar cada indiozinho que ficou do lado de fora (correspondência biunívoca).

Era uma vez dez indiozinhos que gostavam de passear pela floresta. Quando voltavam para casa, entrava um de cada vez. Eles contavam quem ficava do lado de fora assim: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10. E cantavam assim:


Dez indiozinhos andando sem parar

Um entrou em sua casa...

Quantos faltam para entrar?

Contando: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.

Nove indiozinhos andando sem parar

Um entrou em sua casa...

Quantos faltam para entrar?

Contando: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

Oito indiozinhos andando sem parar

Um entrou em sua casa...

Quantos faltam para entrar?

Contando: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

(... da mesma forma até o último, sempre tirando um)

Um indiozinho andando sem parar

Ele entrou em sua casa...

Quantos faltam para entrar?

Nenhum.


Música: Dez indiozinhos.

Materiais: rádio e cd.

JANTA/ HIGIENE

Atividade 2: trabalhando a atenção e a contagem numérica.

Atividade 3: Índio articulado.

Trabalhando a motricidade fina, através da pintura, recorte e montagem com cordão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.