COMPARTILHE

terça-feira, 6 de abril de 2010

MONTEIRO LOBATO


MONTEIRO LOBATO

Esta semana, no dia 18, temos o Dia Nacional do Livro Infantil. A comemoração foi criada em 2000 pelo entãop presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao aniversário de um grande escritor brasileiro, o José Bento Monteiro Lobato.

Ele tinha uma obsessão em seu trabalho: fazer o povo ler. Por isso, até lançou uma editora, a Monteiro Lobato & Cia., em 1920. Em sua carreira, foi consagrado nos trabalhos que fez para adultos, mas especialmente no que escreveu para as crianças.

Monteiro Lobato escreveu as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, que podemos assistir também na televisão atualmente. As histórias com Narizinho, Emília, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens já marcaram várias gerações desde que ficaram conhecidos já na década de 20 do século passado.

Monteiro Lobato, aproveitou seu talento e sua carreira para contar os costumes da região do Vale do Paraíba, onde nasceu em em 1882 (se ele fosse vivo, teria 121 anos!). Ele é da cidade de Taubaté e a maioria dos seus personagens são inspirados nas pessoas que ele conheceu na sua infância.

Das histórias que escreveu para os adultos, seu personagem mais conhecido foi o Jeca Tatu, que foi usado para propagandas e também é conhecido até hoje. Ele também escrevia crônicas e colunas em jornais.

Monteiro Lobato morreu em 1948, mas até hoje ele é uma figura muito importante da literatura infantil. Mas não é só ele que escreveu livros legais. No Brasil, temos muitos bons autores de livros infantis, cheios de histórias para divertir pessoas de todas as idades.

E agora, com a Internet, temos também os livros virtuais, livros para download, livros de todo jeito e para todos os gostos.

Aproveite a Semana Nacional do Livro para ler bastante. Além de conhecer novas aventuras, você aprenderá um monte. Boa sorte!


FONTE: http://www.terra.com.br/criancas/2003/04/14/000.htm

Obras infantis de Monteiro Lobato

Atualmente, a Editora Globo é responsável por relançar todos os livros do escritor. Até agora, foram publicadas 13 obras infantis, três delas que serão publicadas em maio.

Reinações de Narizinho

Viagem ao Céu

O Saci

Caçadas de Pedrinho

O Picapau Amarelo

A Reforma da Natureza

A Chave do Tamanho

Fábulas

Emília no País da Gramática

Memórias da Emília

Aventuras de Hans Staden (lançamento em maio)

Peter Pan (lançamento em maio)

Aritmética da Emília (lançamento em maio)

0 comentários:

Postar um comentário

COMPARTILHAR

Postagens antigas

Ocorreu um erro neste gadget

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template