quarta-feira, 16 de junho de 2010

PROJETO COPA DO MUNDO 2010

Projeto: Copa do Mundo 2010.

Duração: 14 de junho a 11 de julho.

Justificativa: O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.

Objetivo geral: trabalhar de forma interdisciplinar o tema Copa do Mundo 2010, valorizando a participação do Brasil neste evento, incentivando os alunos a mostrarem seu patriotismo, através de torcidas e manifestações que gerem a paz e a harmonia.

Objetivos específicos:
• Reconhecer nosso país no mapa – Brasil;
• Conhecer o mapa do País da África;
• Observar e identificar as bandeiras do Brasil e da África;
• Identificar a taça e o Zakumi o mascote da Copa do Mundo;
• Visualizar figuras com os jogadores da seleção brasileira;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Reconhecer e escrever o nome próprio;
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver a percepção visual e de audição;
• Reconhecer as cores das bandeiras do Brasil e da África e do mascote Zakumi;
• Relacionar as cores das bandeiras do Brasil e da África;
• Ouvir e apreciar músicas relacionadas à Copa do Mundo;
• Reconhecer as formas geométricas;
• Associar símbolos às quantidades correspondentes;
• Fazer comparações entre números e quantidades;
• Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
• Aprender e apreciar a musicalidade;
• Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.
Conteúdo:
• Brasil minha seleção;
• África país da Copa do Mundo de 2010;
• Bandeira do Brasil e da África;
• Mascote e a taça da copa do Mundo de 2010;
• Linguagem oral;
• Organização na escrita do nome;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Cores;
• Formas geométricas;
• Seqüência numérica (1 a 5);
• Número e quantidade (1 a 5);
• Classificação e ordenação;
• Música e ritmo;
• Artes plásticas;
• Expressão gráfica.
Metodologia:
• Conversa informal sobre a Copa do Mundo 2010 – Brasil e África;
• Confecções de bandeirinhas do Brasil e da África para enfeitar a sala de aula;
• Confecções do mascote Zakumi para sala de aula e porta;
• Confecção de pompons com papel crepom para torcer pelo Brasil;
• Construção da bandeira do Brasil através das formas geométricas;
• Construção da taça da Copa do Mundo com argila;
• Traçado e pontilhado;
• Recortes, colagem, pintura;
• Fichas ilustradas;
• Produção de texto coletivo através de uma imagem de futebol;
• Painel dos jogadores da seleção brasileira;
• Jogos – quebra-cabeça, futebol de mesa;
• Músicas relacionadas ao tema COPA DO MUNDO;
• Visualização dos jogos da seleção brasileira;
• Atividades físicas com bolas – chute ao gol; passe a bola com os pés; bobinho; passando a bola com os pés por obstáculos;
• História em sequência.

Culminância: distribuição das taças aos alunos.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

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Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.