quinta-feira, 14 de março de 2013

Projeto MEU NOME, MINHA IDENTIDADE.

MEU NOME, MINHA IDENTIDADE.

PROJETO:


ESCOLA_______________________
PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO

PROJETO "Meu nome, Minha identidade"
PÚBLICO ALVO
Crianças de 05 a 06 anos de idade / Pré-b.
DURAÇÃO
25/02/13 a 15/03/2013
TURNO
Manhã.
JUSTIFICATIVA
A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe em atividades que promovam a socialização da turma, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome.
OBJETIVOS
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.
- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
- Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os mesmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer ou conhecer as letras do nome próprio;
• Identificar o nome próprio e de seus colegas;
• Escrever o nome próprio;
• Conhecer a história de seu nome;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Estimular a imaginação e a criatividade;
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Conhecer os instrumentos de pesos e medidas;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Conhecer e identificar as vogais;
CONTEÚDOS
• Identidade;
• Linguagem oral;
• As vogais;
• Número e quantidade;
• Peso e medidas;
• Criatividade, imaginação e dramatização.
• Motricidade fina e ampla;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;
• Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
• Expressão corporal;
• Música e ritmo.

METODOLOGIA
• Conversas e debates relacionados ao tema;
• Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;
• Recortes e colagens;
• Jogo das Letras móvel;
• Jogo – quebra-cabeça, caça-palavras;
• Músicas – cantigas;
• Confecção de um painel com os nomes;
• Confecção do painel Minha Família (fotos);
• Construção da chamadinha viva com nomes;
• Painel de aniversário;
• Rotina diária e semanal – mural ilustrado;
• Mural das vogais;
• Girafa – minhas medidas;
• Entrevista do aluno com os pais;
• Confecção do livrinho Meu álbum.


CULMINÂNCIA
Entrega do livrinho Meu Álbum.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana. Observações e registros diários dos avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos amiguinhos da classe e da professora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.