quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROJETO TESTAMENTO DA ÁRVORE


Tema: Testamento da Árvore.


Duração: 25 de setembro a 07 de outubro/2013

 

Clientela: Alunos do pré-b.

 professora : Aline Pires Couto

Justificativa: Logo no início da primavera, em 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida porque os povos indígenas costumavam homenagear as árvores na época das chuvas ou quando preparavam a terra para plantar. Garantir a riqueza do meio ambiente e incentivar o reflorestamento é importante porque ter a natureza por perto traz muitos benefícios para todos nós. Fazer a sombra para podermos descansar em um dia de muito calor e ser a moradia e fonte de alimento para muitos animais são algumas das funções das árvores. E é nossa responsabilidade protegê-las! A exploração descontrolada tem contribuído para a extinção das espécies, acaba com as florestas e ainda prejudica os animais que vivem no local. A boa notícia é que todos podem colaborar para diminuir a destruição das árvores e tornar o mundo um lugar cada vez melhor para se viver. Com atitudes simples como não desperdiçar papel e fazer reciclagem, não comprar madeiras que estejam em risco de extinção e não deixar que nenhuma árvore seja derrubada sem a autorização, você ajuda a preservar a natureza.

Objetivo geral: Resaltar e conscientizar a importância da árvore no nosso Planeta, assim como as plantas, flores e animais do jardim.

Objetivos específicos:

·         Sensibilizar os alunos para o assunto “desmatamento”;

·         Sensibilizar os alunos para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos;

·         Promover o cuidado com o meio ambiente;

·         Nomear as partes de uma planta;

·         Conhecer a metamorfose das borboletas através da historia contada;

·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;

·         Desenvolver e estimular a expressão corporal;

·         Reconhecer, relacionar os números e quantidade 1 a 10.

·         Trabalhar a coordenação motora fina.

Conteúdos:

·         Dia da árvore – desmatamento e benefícios;

·         Partes de uma planta;

·         Germinação de uma planta;

·         Alimentos que a planta nos dá;

·         Metamorfose;

·         Expressão oral;

·         Histórias contadas;

·         Coordenação motora – ampla e fina;

·         Discriminação auditiva e visual;

·         Ritmo e dança;

·         Artes plásticas;

·         Dramatização e criatividade;

·         Sistema de numeração – noção de quantidade.

 

Metodologia:

      Conversas e debates relacionados ao tema;

      Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras e modelagem;

      Atividade de pesquisa, recorte e colagem;

      Historinhas: O TESTAMENTO DA ÁRVORE; A PRIMAVERA DA LAGARTA; ACONTECEU COM MARGARIDA; AS SEMENTINHAS;

      Confecção do livro gigante – O TESTAMENTO DA ÁRVORE;

      Roleta dos alimentos;

      Bingo das frutas;

      Histórias em sequencias;

      Construção do Jogo da árvore;

      Mural da primavera.

 

Culminância: Dramatização da historinha – As sementinhas.

 

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.