quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROJETO EU SOU GAÚCHO


Tema: “Eu sou gaúcho!”.

Duração: 09 a 20 de setembro/2013.

Clientela: Alunos do pré-b.

Professora: Aline Pires Couto 

Justificativa: Este tema foi elaborado devido à importância de contribuir para a compreensão do sentido de identidade, valorizando nossas raízes e despertando no educando de uma forma lúdica e prazerosa, o gosto pela tradição gaúcha.

Objetivo Geral: Conhecer e resgatar a tradição gaúcha, valorizando nossas raízes.

Objetivos específicos:

·        Conhecer um pouco da cultura Gaúcha,

·        Desenvolver a linguagem oral, a musicalidade e a criatividade;

·        Visualizar e interpretar imagens;

·        Dramatizar e interpretar a música EU SOU DO SUL;

·        Promover a socialização;

·        Reconhecer letras, números e quantidades;

·        Proporcionar atividades lúdicas;

·        Conhecer nossa Bandeira do Rio Grande Sul;

·        Identificar as cores da nossa Bandeira e seus significados.

Conteúdos:

·        Data comemorativa – Semana Farroupilha;

·        Personagens da cultura gaúcha – prenda e gaúcho;

·        Coordenação motora – ampla e fina;

·        Discriminação auditiva e visual;

·        Expressão oral;

·        Esquema corporal;

·        Ritmo e dança;

·        Músicas;

·        Cores;

·        Artes plásticas;

·        Dramatização e criatividade;

·        Alfabeto;

·        Sistema de numeração – noção de quantidade.

 

Metodologia:

·        Diálogo sobre o nosso estado e nossa cultura;

·        Visualização e descrição da bandeira do Rio Grande do sul;

·        Confecção de cartão com o nosso típica cuia de chimarrão;

·        Pintura, recorte e colagem;

·        Pintura do gaúcho e da prenda;

·        Roda de chimarrão;

·        Músicas e danças tradicionalistas;

·        Apresentação da música EU SOU DO SUL;

·        Confecção da Bandeira do Rio Grande do Sul;

·        Realização de um churrasco e degustação no almoço;

·        Desfile da mais bela prenda e gaúcho.

 

Culminância: apresentação da música e dança: “EU SOU DO SUL.”.

 

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

 

CRONOGRAMA PARA SEMANA FARROUPILHA

PARA EMEI VOVÓ JURA.

 

 

 
SEGUNDA-FEIRA (16/09)
TERÇA0FEIRA (17/09)
QUARTA-FEIRA (18/09)
QUINTA-FEIRA (19/09)
SEXTA-FEIRA (20/09)
MANHÃ
MÚSICAS GAÚCHAS
HORA: 10h
 
RODA DE CHIMARRÃO COM MÚSICAS GAÚCHAS.
DESFILE DE PRENDINHAS E GAUCHINHOS.
HORA: 10h
APRESENTAÇÃO DO PRE-B
REALIZAÇÃO DO CHURRASCO P/ ALMOÇO.
HORA: 10h
 
TARDE
 
DANÇAS GAÚCHAS: APRESENTAÇÃO DO GRUPO DAS EMEFS.
HORA: 16 h
RODA DE CHIMARRÃO COM MÚSICAS GAÚCHAS.
DESFILE DE PRENDINHAS E GAUCHINHOS.
HORA: 14h30minh
APRESENTAÇÃO DO PRE-A
RODA DE CHIMARRÃO COM RAPADURAS.
HORA: 14h30min
 
DESFILE

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.