PROJETO BICHO ALFABETO
ESCOLA: EMEI VOVÓ JURA
PROFESSORAS: Aline Pires Couto / Cristiane Fernandes / Karla
Martins
TURMA: Pré-b
PROJETO: Bicho
Alfabeto
TEMA: Um Bichinho Diferente.
PERÍODO: 04 de agosto a 30 de outubro de 2015.
JUSTIFICATIVA: O espaço escolar tem como princípio básico
proporcionar estímulos para o contínuo desenvolvimento da criança. Porém as
crianças da Educação Infantil já estão inseridas em um ambiente preparatório, cuja
aquisição de informações acontece naturalmente. As descobertas a que são
submetidas às levarão a um conhecimento prévio do que aprenderão no futuro e
com mais facilidade.
No processo de construção do conhecimento, as
crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que
possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam
desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das
interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. (RCNEI,
2002, P.21)
Ao proporcionar experiências concretas de
aprendizagens da língua facilita-se o desenvolvimento gradativo das capacidades
de comunicação e expressão da criança. A
partir da observação e do interesse das crianças pelas letras resolvemos
desenvolver um projeto que irá mostrar a importância de familiarizar a criança
com o processo de alfabetização.
Resolvemos então apresentar a turma “Um Bichinho
Diferente”, personagem do poema Priscila Ramos de Azevedo, onde irá
visitar a casa de cada aluno e este trará para sala um objeto significativo da
letra que irá junto com o personagem “Um Bichinho Diferente”.
OBJETIVO GERAL: Apresentar
o alfabeto e possibilitar a criança um primeiro contato , com a diversidade de
letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma
lúdica e prazerosa, com o intuito de valorizar a aprendizagem e o encantamento
no contato com as letras.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Conhecer
o Bicho Alfabeto, através do poema “Um Bichinho Diferente”;
·
Conhecer
cada letra a partir de um objeto concreto;
·
Conhecer,
identificar e escrever as letras do alfabeto;
·
Pesquisar
em diferentes materiais o objeto trazido pelas crianças para representar cada
letra;
·
Reconhecer
as letras em situações do nosso cotidiano;
·
Desenvolver
atenção, memória, oralidade e integração;
·
Ampliar
vocabulário;
·
Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e
escrita;
·
Desenvolver
a percepção visomotora e a discriminação auditiva e visual;
·
Trabalhar
a coordenação motora;
·
Registrar
no álbum alfabético as letras, desenhos dos objetos trazidos pelos colegas e
nome do mesmo.
CONTEÚDOS:
·
Poemas, parlendas;
·
Alfabeto;
·
Música;
·
Percepção visual, auditiva e visomotora;
·
Coordenação motora;
METODOLOGIA:
O Projeto funcionará da seguinte forma: a Professora
irá fazer apresentação do Projeto através do Poema “Um Bichinho Diferente”, irá
questionar, indagar os alunos sobre o poema, sobre as letras; irá fazer a
apresentação do personagem que veio de muito longe para ajudá-los a aprender as
letras; explicará como funcionará a visita do personagem em cada casa e a
atividade que cada um terá que fazer com auxílio da família; cobrará a
responsabilidade dos alunos com o cuidado com o personagem e com as atividades.
Além do personagem que irá visitá-los, irá junto uma
bolsa com a agenda e um sapatinho com uma letra do alfabeto, onde o aluno terá
que desenhar com auxílio dos pais, escrever um pouco sobre o visitante e trazer
para sala de aula, na data marcada pela professora, um objeto que inicie com a
letra do sapatinho. Será feito apresentação do objeto e trabalhado com a letra
em aula através de diversas atividades. Este objeto terá um espaço especial, um
lugar onde ficará exposto na sala com sua devida letra e uma foto do colega que
a trouxe, até formarmos o ALFABETO da turma.
CULMINÂNCIA: “V MOSTRA DE TRABALHOS”.
AVALIAÇÃO
Deve ser
realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em
consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de
sua participação na aula e na realização das atividades.
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